Sobre

bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/08/logo.png
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/08/coracoes-1.png

A Sociedade Pró Menor Barão Geraldo começou suas atividades em 24 de agosto de 1981, quando duas amigas, Sheila Ortolan Alves e Cleusa Fernandes Bresil Palhares, motivadas pelo exemplo da Vó Izabel, que acolhia crianças abandonadas, no centro de Campinas, decidiram desenvolver um trabalho social voltado à infância e à maternidade no Distrito de Barão Geraldo, onde residiam. Uniram-se a elas: Modesto Fávero Netto, Lázara Castilho Lang, José Antonio Dalbem, Maria do Carmo Lacerda e Fábio Augusto Lang, formando assim a primeira diretoria executiva da Sociedade Pró Menor Barão Geraldo.

Em 1989, por motivos financeiros e de ordem interna, o prédio em que funcionava a entidade foi desativado e entregue para a Prefeitura Municipal de Campinas onde hoje funciona uma creche municipal. Porém, juridicamente, a entidade se manteve registrada nos órgãos competentes.

Neste ínterim, Maria Aparecida Silva, mais conhecida como D. Cida, membro do Conselho Técnico da Pró Menor e moradora antiga no bairro Jardim América, começou a notar que algumas crianças ficavam sozinhas em casa, quando os pais saiam para trabalhar. No entanto, essas crianças começaram a brincar nas ruas, fazendo com que D. Cida ficasse preocupada com a situação.

Nessa época, D. Cida era Presidente da Associação de Bairro do Jardim América e conseguiu junto aos outros membros da Associação, com que as crianças ficassem durante o dia na sede. Foi aí que D. Cida iniciou o Centro Educacional Recreativo Pré-Profissionalizante (CERPP).

Em 15 de junho de 1993, D. Cida e Sheila, presidente da Pró Menor, assinaram um termo de compromisso unindo a personalidade jurídica já existente ao trabalho desenvolvido pelo CERPP.

Construída no mesmo local onde funcionava a Associação de Bairro do Jardim América, a sede da entidade foi inaugurada no dia 9 de julho de 1996 e atende atualmente 90 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

Hoje a Pró Menor conta com 9 funcionários e oferece espaços como brinquedoteca e biblioteca, informática, atividades esportivas e artesanais, musicalização, além de banho e alimentação.

Linha do Tempo

1978

A Pró-Menor começou a nascer antes da sua fundação, quando duas amigas, Sheila e Cleusa, se uniram numa campanha para ajudar a casa da Vó Izabel, que amparava mais de 50 crianças carentes.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_01.png

1981

A Sociedade Pró-Menor Barão Geraldo é fundada em 24/08, tendo por finalidade o atendimento à infância e à maternidade.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_02.png

1981

As atividades tiveram início à rua Ângelo Vicentin, 714, no centro do Distrito de Barão Geraldo em Campinas-SP.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_03.png

1984

Devido ao aumento na procura pelo atendimento, foi necessária a mudança para o prédio cedido pela prefeitura na rua José Antonio Marinho, 230.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_04.png

1993

Após a prefeitura assumir a responsabilidade pela creche, a Sociedade Pró-Menor uniu-se ao CERPP da dona Cida e passamos a atender crianças e adolescentes, na sede da associação do bairro Jardim América.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_05.png

1994

A sede definitiva foi construída em área comunitária sob permissão de uso da Prefeitura Municipal de Campinas (construção ao fundo), com logotipo inspirado em desenho de uma das crianças atendidas.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_06.png

1997

O Projeto Volteio tinha por base os princípios de equitação e volteio na reeducação e socialização de crianças e adolescentes. Teve como marco a participação de uma de nossas crianças em campeonato na Alemanha.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_07.png

2004

Com muita alegria foi lançado o primeiro CD do Coral “Quem Canta Encanta”, que teve regência do Maestro Paulo Jorge Rocco.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_08.png

2007

A primeira feijoada em prol da Sociedade Pró-Menor foi realizada com a presença de muitos amigos e patrocinadores. Uma delícia!
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_09.png

2012

Histórias Viajantes, projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Pró-Menor, transformando crianças em “contadores de história mirins”, ganha destaque no Jornal Correio Popular.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_10.png

2019

Atuando sempre pautada pela ética, a Pró-Menor passou a ser uma Organização Certificada em Transparência e Boas Práticas Sociais pela Phomenta. Foram analisados quesitos de Gestão e Governança, Potencial de Impacto Social, Transparência na Informação Pública, Responsabilidade Financeira e Sustentabilidade Econômica.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_11.png

2020

Com a pandemia e as atividades presenciais suspensas, o foco do serviço passa a ser o apoio às necessidades básicas das famílias atendidas e da comunidade. O apoio de parceiros inestimáveis como Pão de Açucar, Grupo Malwee, Sonhar Acordado, GAV e muitos outros amigos está sendo fundamental.
https://promenorbaraogeraldo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/linha_do_tempo_12.png
Compartilhe